domingo, 3 de abril de 2011

O dia em que Itanhaém se vestiu de azul


Neste dia 02 de abril, Itanhaém vestiu-se de azul e abraçou uma causa. Num importantíssimo evento marcando o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a população, diferentes categorias profissionais e grupos políticos adversários, estiveram de mãos dadas, falando a mesma lingua: a da necessidade de conscientização sobre a questão do autismo.

O Dia Mundial do Autismo foi instituido pela ONU no ano de 2007 e a data de 02 de abril foi escolhida para marcar a questão. Nesta sexta e sábado, centenas de pessoas na cidade adotaram essa causa e circularam pelas ruas da cidade vestindo azul, cor escolhida para simbolizar a causa.

Neste ano, o Brasil teve o Cristo Redentor (Rio de Janeiro), Ponte Estaiada (São Paulo) e Igreja Matriz de Sant'Anna (Itanhaém) iluminados nos dias 01 e 02 de abril, além de vários outros monumentos e prédios do país.

Em nossa cidade de Itanhaém, a população concentrou-se (vestida de azul) na Praça da Matriz, onde tivemos diversas apresentações e atividades, todas voltadas aos autistas e à conscientização da sociedade sobre sua existência e sua importância.

O autismo é uma síndrome que atinge 2 milhões de brasileiros. Em crianças, o autismo é mais comum que o câncer, AIDS e diabetes. No mundo, a ONU estima que existam mais de 70 milhões de pessoas com autismo.

Façamos desta data apenas uma marca inicial, para que possamos trabalhar a conscientização durante os 365 dias do ano. Parabéns aos organizadores do evento pela estrutura e por fazer deste um evento unica e exclusivamente voltado para a CAUSA do Autista. 

Vamos todos abraçar essa causa !

Nenhum comentário: