quinta-feira, 21 de abril de 2011

Agricultura e Abastecimento Municipal: Propostas de um Cidadão

Em 2006, de acordo com os dados do IBGE, a única lavoura permanente da Estância Balneária de Itanhaém era a de banana, com uma produção de 49.900 toneladas numa área de 2.785 hectares, resultando num valor de produção de R$12.498.000,00 .

Apesar dos números, Itanhaém não é uma cidade agrícola, mas sim turística. Todavia, investir na formação de uma central de abastecimento regional traria benefícios e investimentos para a cidade, já que dispomos de área para a construção dessa obra e muitas cidades vizinhas do Litoral Sul e Vale do Ribeira não possuem. Desta forma, devido à localização geográfica, uma sub-sede da CEAGESP na cidade de Itanhaém atenderia toda a região. A CEAGESP tem programas de cobertura e financiamento para a criação de sub-sedes regionais para o abastacimento, o que facilitaria a implantação desse projeto.

Retornando à questão das bananas, temos que de fato promover eventos e festas da banada, assim cidades produtoras de outras frutas, a promovem, com shows e atrações para marcar e atrair turistas para esta festa regional. Ano passado tivemos a festa do morango, pequena, sem atrativo... façamos em Itanhaém a "Festa da Banana" como um grande evento, como bem faz a cidade de Jarinú e sua famosa Festa do Morango, com atrações musicais durante o evento.

Outra proposta na área social que envolve agricultura e abastecimento é a criação do Mercado Popular, que deveria ser mantido pela Prefeitura, onde as famílias cadastradas com renda familiar mensal de até 2,5 salários mínimos poderiam comprar gêneros alimentícios e podutos de higiene e limpeza com descontos de em média 35%. Os pequenos podutores agropecuários na cidade, verificado o controle de qualidade, teriam preferência no fornecimento dos produtos ao Mercado do Povo, o que também garantiria melhores condições de competitividade ao produtor local.

PROPOSTAS:
  1. Trazer uma central de abastecimento regional da CEAGESP para ser instalada em Itanhaém.
  2. Promover anualmente uma grandiosa "Festa da Banana", com a mesma estrutura  de shows trazida hoje em dia para o rodeio, com a finalidade de fixar o evento no calendário turístico nacional.
  3. Implantar o Mercado Popular com desconto médio de 35% às famílias de baixa renda, incentivando também o pequeno produtor rural estabelecido na estância balneária de Itanhaém.

©Marc Fortuna — Escritor, poeta e cronista. Membro da Ordem dos Parlamentares do Brasil e da British Astronomical Association

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