sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Itanhaém: O Velho Convento Reabre neste dia 23

Matéria publicada no Jornal A Tribuna de sexta feira, 22/11/2013 - página A-14
da redação por Victor Miranda
A partir desta sexta-feira, 23/11/13, quem se submeter ao esforço de subir a rampa íngreme que separa o Convento Nossa Senhora da Conceição no Centro Histórico de Itanhaém se sentirá mais recompensado. Além a vista privilegiada da cidade e da sinfonia de pássaros que frequentam o local, os visitantes e religiosos encontrarão o convento com as portas abertas, algo que não acontece há dois anos.

O antigo convento foi fechado em 2011 com problemas estruturais. Quem se aventurava a fazer a caminhada até o morro do Itaguaçu, onde fica a edificação, via apenas um pátio em um ambiente agradável, mas deixava de desfrutar da viagem histórica e religiosa, escondidas nas paredes de um convento com aproximadamente 480 anos e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

E foi justamente a dificuldade para preservar um conjunto arquitetônico com tal projeção que estendeu tanto essa reforma. À primeira vista, praticamente não há mudanças. Mas o convento passou por manutenção no telhado, troca de toda fiação elétrica e pinturas interna e externa.

A reforma consumiu pouco mais de R$120 mil. O montante foi patrocinado pela comunidade, que se uniu para que os serviços realizados viabilizassem a reabertura. Será um ato tão importante que contará com a presença do bispo diocesano, dom Jacyr Francisco Braido, em uma missa solene marcada para as 10 horas.

"Estamos falando de um marco religioso e histórico da nossa região. A reabertura do antigo convento era uma cobrança de turistas e de moradores de Itanhaém, que não se conformavam em ver um patrimônio artístico e cultural como esse de portas fechadas", comenta o padre Francisco Pelonha, pároco da Igreja Matriz de Sant'Anna.

Segundo ele, a participação ativa da comunidade nessa obra foi fundamental, pois não havia dinheiro para a reforma. "É importante dizer isso. Não é uma conquista do padre, mas sim, uma vitória da comunidade, que foi a grande motivadora e colaboradora", diz.

As mudanças são, sobretudo, estruturais. Os objetos de apreciação não foram modificados. No entanto, as imagens de dentro da capela foram restauradas. Um serviço detalhado e que só foi concluído às vésperas da reinauguração.

Leia mais no site de A Tribuna em http://www.atribuna.com.br

Nenhum comentário: