domingo, 4 de novembro de 2012

Oficina de Contação de Histórias na Biblioteca de Itanhaém

Profissionais da educação conheceram as técnicas presentes na contação de histórias, enquanto os alunos se encantavam com a magia que existe por trás das fábulas. Os detalhes diante de uma boa narração foram revelados na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, na sexta-feira (26/10), durante oficina ministrada pelo produtor cultural Fernando Rino.

Há 24 anos na área, o oficineiro mostrou que é possível exercitar a imaginação com técnicas que podem ser observadas no momento da contação como a entonação da voz, linguagens, movimentos corporais e até mesmo o uso de objetos que muitas vezes são descartados pelos professores, mas que podem ser utilizados durante a contação.

Excelente! Um trabalho maravilhoso que muito nos ajudará com os nossos esucandos”, relatou Marc Fortuna, assessor de Gabinete do Departamento de Cultura.

Incrível! Muito significativa, com dicas que muito contrinuirão para os professores incentivarem o hábito da leitura, desenvolvendo trabalhos que de fato contrinuam na formação de leitores. Parabéns pelo trabalho e pela exposição, que prendeu nossa atenção e nos encantou”, enfatizou Cinthia Vitallis, também do Departamento de Cultura. 

Cristina Cordeiro Dionozio, também presente, adicionou “Foi maravilhoso poder participar dessa oficina, que contribuiu para o nosso aprendizado, adquirindo conhecimento, envolvendo a criatividade, a descoberta, e nos mostra que somos capazes de nos transformar, viajar e principalmente eninar".

O encontro foi dividido em dois períodos. Oficina pela manhã com profissionais da educação e, à tarde, contação de histórias com leitores e alunos das escolas municipais de Itanhaém. Os personagens que ajudaram a ilustrar a contação foram retirados do livro “As aventuras de Firmina Dalva e seus amigos”, da jornalista Érika Freire.

O evento também foi notício no site cultural Artefato Cultural. As fotos do evento podem ser encontradas no album do facebook do Departamento de Cultura.

Nenhum comentário: