quarta-feira, 16 de março de 2016

As Tecnologias na Escola de Hoje

Marc Fortuna (*)
A utilização das TICs — Tecnologias de Informação e Comunicação em ambiente escolar como mecanismos de apoio ao ensino-aprendizagem são essenciais nos dias atuais, tendo em vista que a "competição" pelo interesse do educando fora do ambiente escolar (televisão, internet, videogames etc) é muito ampla.

Além dos equipamentos tecnológicos como computador, lousa digital, datashow, GPS, filmadora, câmara fotográfica, aparelho DVD etc, que o professor pode usar em sala de aula, são inúmeros os software educacionais existentes que colaboram e enriquecem o conteúdo curricular de qualquer matéria de ensino. Para exemplificar, um professor de geografia pode introduzir em suas aulas sobre mapeamentos e posições geográficas, o uso de GPS, assim como o professor de inglês pode se utilizar de recursos áudio visuais para reproduzir músicas ou vídeos em inglês a serem trabalhados com os alunos com o auxílio de equipamentos eletrônicos.

Todavia, nesse novo formato de vivenciar a Educação escolar, o papel do professor é super importante, razão pela qual torna-se essencial a constante reciclagem dos conhecimentos docentes para se ter domínio, além dos campos de conhecimento ministrados, do uso de tais equipamentos.

Obviamente isso não significa que o computador substituirá o livro didático ou o caderno, mas sim, será mais um instrumento facilitador no processo educacional. E nesse processo, o professor passa a assumir uma função de mediador pesquisador; ou seja, precisa estar em constante atualização, aprendendo enquanto ensina, facilitando a interação entre os estudantes e a interação entre estes e as novas tecnologias.


Marc Fortuna ( * ) Jornalista (MTb 64.873-SP), poeta, escritor, cronista, compositor, escritor.

Nenhum comentário: