quinta-feira, 31 de maio de 2012

Noites da Soca

Como dizia a letra do enredo carnavalesco da Pérola Negra no carnaval deste ano, "soca no pilão, mantendo a tradição...". E para manter a tradição de mais de 300 anos em itanhaém, participei nas noites de 19 e 26/05 da tradicional cerimônia da Noite da Soca na Festa do Divino.

A tradicional Soca do Arroz para o preparo do cuscuz a ser distribuído com café nas Alvoradas, assim como a distribuição do Pão Bento, compreendem o grande mutirão da Festa do Divino. A feitura e a partilha do alimento, quando todos são convidados a comer, reverenciam o sentar à mesa para celebrar o Imério Divino, onde reina a Justiça, a Solidariedade e a Diversidade.
 
As Noites da Soca realizadas nos sábados, 19 e 26 de maio, levou famílias, amigos e religiosos ao Centro Histórico, entre a noite de sábado e a madrugada de domingo para participar da tradicional soca de arroz para o preparo do cuscuz, distribuído pela manhã com café.

O público compareceu em peso para as três etapas do ritual. Socar o arroz, peneirar e cozinhar até que o cuscuz esteja pronto.

Nenhum comentário: